Endereço
Rua Itapeva, 378
salas 161/162
Bela Vista
lipoaspiração/lipoescultura.
As células de gordura localizam-se em todo o corpo abaixo da pele. Quando ocorre um ganho de peso elas aumentam de volume e não de tamanho. Os ganhos de peso associado à hereditariedade, à idade e ao sedentarismo, dão origem às gorduras localizadas em certas regiões do corpo, alterando a sua forma. São as chamadas lipodistrofias.
A lipoaspiração é a retirada através de cânulas sob vácuo (com seringas ou aparelhos de lipoaspiração) introduzidas através de minúsculos cortes realizados na pele, de células gordurosas (adipócitos) de regiões com estes acúmulos desgraciosos ou desproporcionais (lipodistrofias). A princípio qualquer região do corpo pode ser lipoaspirada, mas as mais comuns são no Abdômen, no dorso, nos flancos (cinturas), nos culotes, nos glúteos, nas faces internas das coxas e no submento (papada). Não deve ser realizada isoladamente quando além do excesso de gordura existir também sobra de pele. Neste caso além da gordura deve ser removido o excesso de pele. As cicatrizes são mínimas e em locais de dobras e pregas anatômicas.
Trata-se de uma cirurgia consagrada, para correções de alterações do contorno corporal, sendo vedada sua indicação para fins de emagrecimento.
Pode ser realizada sem infiltração prévia de solução com soro e vasoconstrictor (medicamento para contração dos vasos sanguíneos) nos locais que serão lipoaspirados ou com a infiltração desta solução, técnica que utilizamos, o que faz diminuir o sangramento e possibilita a retirada de maior quantidade de gordura.
É um termo utilizado por muitos para definir os casos em que se faz uma lipoaspiração e se utilizada a gordura retirada para preencher defeitos ou depressões em outras regiões do corpo (lipoenxertia).
Limites da Lipoaspiração: A quantidade de gordura a ser retirada varia de caso para caso, mas deve seguir limites de segurança que são de 7% do peso corporal de volume aspirado quando se usa a técnica infiltrativa e de 5% quando se usa a técnica não-infiltrativa. Em uma paciente de 60 kg, por exemplo, podemos aspirar até 4,2 litros de gordura.
O tipo de anestesia adotado e o tempo para retorno às atividades físicas e/ou profissionais do paciente dependem do número de regiões a serem lipoaspiradas e da quantidade de gordura aspirada, além do potencial individual de recuperação de cada paciente. Na maior parte dos casos realizamos o procedimento com anestesia local e sedação ou anestesia peridural, sempre com a presença do nosso anestesista para total segurança do procedimento.
Já na sala de cirurgia colocamos a cinta elástica no paciente. Indicamos o uso da malha elástica por dois meses, devendo ser retirada apenas para o banho no primeiro mês, período em que também não se deve tomar sol. Em todos os casos orientamos a realização de drenagem linfática precoce com fisioterapeuta. O banho está liberado no dia seguinte à cirurgia e para as manchas roxas indicamos o uso de arnica glóbulos no pós-operatório e a aplicação de hirudoid gel nas regiões lipoaspiradas. Os roxos somem após cerca de duas semanas. É recomendável caminhar logo que for possível e o retorno às atividades físicas deve ser gradual e por volta da segunda semana. Dentro de 4-6 semanas ocorrerá uma grande diferença na forma do corpo, pois boa parte do inchaço terá desaparecido. O resultado definitivo será alcançado após 4-6 meses.