Endereço
Rua Itapeva, 378
salas 161/162
Bela Vista
Quando a flacidez de pele não é tão grande que seja indicado à realização de uma lipoabdominoplastia, optamos pela mini-abdominoplastia que pode ser realizada ou não em conjunto com a lipoaspiração e a correção da flacidez de musculatura abdominal.
O peso deve estar estável e não muito fora do valor ideal com relação à estatura e idade. Em pacientes que tiveram filho deve-se aguardar cerca de 6-12 meses após o parto.
A cicatriz da mini-abdominoplastia é menor, porque a sobra de pele também é menos. Pode-se associar a lipoaspiração das regiões lombares, dorso e abdome, e a correção da diástase dos músculos retos abdominais. O tempo cirúrgico é em média de 4-5 horas. Como cuidados especiais temos o uso de meias elásticas e compressor intermitente de membros inferiores, além de outras medidas, para a prevenção de trombose e embolias. Usa-se dreno à vácuo por cerca de 2-4 dias. Nos casos em que não há necessidade de corrigir alterações de musculatura e a flacidez é pequena, faz-se um fuso de pele no abdome inferior e se necessário a reinserção para um pouco mais baixo da cicatriz umbilical sem necessidade de cortar e refazer o umbigo.
Anestesia peridural ou geral e internação de um dia.
Na sala de cirurgia já colocamos a cinta elástica e para evitar a dor são utilizados analgésicos. As orientações de repouso devem ser seguidas à risca desde o pós-operatório imediato. Não é recomendável ficar acamado e sim caminhar tão logo seja possível, sem exageros, para reativar a circulação sanguínea. Indicamos o uso de cinta elástica no pós-operatório por 02 meses e a realização de drenagem linfática manual precoce em todos os pacientes. Os pontos são internos e não necessitam ser removidos e as atividades físicas serão retomadas e liberadas baseado na extensão da cirurgia e na evolução pós-operatória.