Endereço
Rua Itapeva, 378
salas 161/162
Bela Vista
Otoplastia ou Cirurgia Plástica das Orelhas em Abano.
A otoplastia é o procedimento cirúrgico para o tratamento das deformidades das orelhas, sendo a mais comum delas as orelhas em abano. É cada vez mais comum, e aconselhável que os pais procurem um cirurgião plástico para esclarecer dúvidas e saber o momento mais adequado para correção das orelhas em abano dos seus filhos, visando com isso evitar problemas psicológicos futuros advindos de brincadeiras, especialmente no ambiente escolar.
A partir dos cinco anos de idade as orelhas das crianças já adquiriram a forma e o tamanho aproximados das orelhas de um adulto, sendo possível a realização da cirurgia que, nesta idade, é feita com anestesia geral. O mais importante com relação à idade de operar é que os pais estejam atentos no sentido de perceber qualquer tipo de comportamento ou comentário relacionado ao problema para que o tratamento seja realizado sem que a criança tenha sua auto-imagem desgastada perante os colegas e ela mesma, o que pode torná-la introvertida, insegura e com outras alterações psicológicas. Caso não se opere na infância/adolescência a cirurgia pode ser realizada em qualquer fase da vida adulta.
A cirurgia é realizada através da retirada de um fuso de pele na região atrás das orelhas por onde se faz toda a correção da deformidade através da modelagem das cartilagens, retirada dos seus excessos quando necessário, e a correção do ângulo acentuado entre as orelhas e a região da cabeça. A cicatriz resultante não é visível, pois fica no sulco anatômico natural que existe atrás das orelhas, não sendo necessário a retirada de pontos.
Pode ser realizada com anestesia local, local e sedação ou, nos casos de crianças menores, com anestesia geral. O tempo de permanência hospitalar é em média de 6-12 horas.
O curativo é feito na sala de cirurgia e tem a finalidade de moldar as orelhas operadas, diminuir o edema no pós-operatório e proteger a região de traumas. É retirado após 4-5 dias, momento em que já se pode ter uma boa noção do resultado da cirurgia, apesar do inchaço. Uma faixa elástica na cabeça por sobre as orelhas (como a usada por tenistas), deve ser usada por um período de 20-30 dias.